Vantagens de ser um profissional da saúde com CNPJ
Os prestadores de serviços na área da saúde desfrutam de significativa autonomia em suas práticas, como é o caso de dentistas, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, entre outros. Após a conclusão de sua formação e obtenção do registro no respectivo Conselho Profissional, esses profissionais estão plenamente habilitados a desempenhar suas atividades.
Ao ser autorizado a exercer sua profissão, muitos decidem seguir como autônomos e para isso, será necessário obter o CNPJ. Embora a prática pareça apresentar liberdades, os profissionais também possuem obrigações fiscais, administrativa e financeira.
As vantagens dos profissionais da saúde em ter um CNPJ são:
- Mais economia com impostos
Através do planejamento tributário, iremos ter os dados necessários para escolher o melhor meio de tributação e fazer com que se economize em imposto. Iremos estudar qual atividade irá ser exercida e assim apontar a economia em valores monetários, trazendo maior clareza.
- Segurança para o contratante e para o profissional
Muitos hospitais e clínicas contratam apenas profissionais que possuem CNPJ porque o risco futuro com problemas trabalhistas é menor e apresenta maior facilidade para o profissional trabalhar em mais de um local durante a semana. Vale destacar que é obrigatório também manter o registro no Conselho.
- Cumprimento das obrigações fiscais
Iremos cumprir todas as obrigações fiscais junto a Receita Federal e Prefeitura Municipal e irá garantir as devidas inscrições, envio de declarações mensais e anuais comprovando os valores recebidos e pagamento de contribuições junto o INSS.
- Liberdade para prestar serviços
Irá permitir que você tenha mais liberdade para prestar serviço em outras clínicas e hospitais fazendo com que você tenha maiores opções de recebíveis em vista de que cada hospital e clínica possuem os seus próprios valores de honorários.
Para a obtenção do CNPJ iremos precisar seguir 5 etapas que são:
- Levantamento da documentação necessária;
- Viabilidade do nome empresarial, forma de atuação, quadro societário, etc.;
- Elaboração e envio da DBE (Documentação Básica de Entrada);
- Após a aprovação do processo de constituição é feita a opção do Regime Tributário;
- Abertura de Inscrição Municipal.
Quanto tempo demora para abrir o CNPJ?
O processo e o tempo para obtenção do seu CNPJ irão depender do município/estado onde será constituído o CNPJ. Em São Paulo – SP, o prazo para conclusão das 5 etapas costuma levar a partir de 3 dias.
Contar com uma contabilidade especializada é uma decisão primordial para o sucesso da sua vida profissional. Nós da SOS Contabilidade somos especializados quando o assunto são os profissionais da saúde e contamos com o atendimento humanizado onde você poderá ter acesso a um especialista que irá te ajudar em toda a sua trajetória.