Saiba como realizar vendas online e tire dúvidas sobre como administrar esse formato de negócio. Existem muitas maneiras de fazer essa gestão de modo simplificado e otimizado, garantindo ainda mais qualidade ao seu e-commerce.
Para você ter uma ideia do poder das vendas online: de acordo com a Ebit Nielse, em 2021 houve um aumento de 26% das vendas realizadas de maneira online, gerando um lucro mercadológico de cerca de R$ 110 bilhões de reais.
Isso significa que esse tipo de negócio não para de crescer, seja pelas recentes mudanças no comportamento do consumidor, fatores sociais e econômicos ou o crescimento das tecnologias digitais. Por isso, é essencial conhecer as ferramentas e também outras formas que ajudam a gestão dos e-commerces.
Neste conteúdo, você conhecerá dicas para gerenciar vendas online e a importância de utilizar a internet como aliada das pequenas e médias empresas para alavancar o negócio.
Por que gerenciar as suas vendas online?
Se você pretende levar seu negócio para a internet e abrir uma loja virtual, precisa entender em detalhes como fazer a gestão das suas vendas online para, assim, tornar sua empresa um sucesso.
Afinal, um empreendimento bem gerenciado é a melhor forma de se destacar diante dos concorrentes, e quando falamos no ambiente online, isso se torna ainda mais essencial. Isso porque, os clientes se deparam com diversas opções, de diferentes localidades, o que acaba tornando o mercado mais competitivo.
A gestão, nesse caso, torna-se uma grande aliada. Por meio dela, você garante que todos os processos relacionados, como pedidos, estoque, logística e atendimento estejam sendo realizados efetivamente, controlando e acompanhando de perto o que acontece com as vendas online.
Ao gerenciar as vendas do seu e-commerce, você consegue resultados melhores, aumenta a satisfação dos clientes, evita erros e consegue uma visão ampla de tudo o que está acontecendo nesse ambiente virtual.
Como administrar as vendas online da sua loja?
É comum pensar que vender online é muito complicado e que pode causar muita dor de cabeça no início. Hoje existem muitas formas de fazer isso de maneira simples e otimizada, garantindo bons resultados nas vendas online, desde que o foco de investimentos esteja em tecnologia e processos integrados.
Para garantir que sua plataforma de vendas online seja bem aproveitada, é preciso considerar alguns pontos. A seguir, você vai entender quais são eles e o que deve ser realizado.
Fazer um planejamento financeiro
O planejamento financeiro é importante em diversos aspectos, desde a vida pessoal até a profissional. Por meio dele, você tem uma visão sobre as receitas, despesas e lucros. Além disso, um bom planejamento ajuda em todas as etapas de administração das vendas online.
Deve ser realizado desde a organização das finanças, para abrir e montar a sua loja online, até a execução e administração das vendas. Com esse tipo de planejamento, você consegue organizar as metas financeiras do ano inteiro, por exemplo. O que garante maior segurança em caso de imprevisto.
Gerenciar o estoque e logística
A gestão de estoque talvez seja um dos pontos de mais atenção nas lojas virtuais. Isso porque é essa atividade que vai possibilitar o entendimento da disponibilidade dos produtos que serão vendidos, facilitando identificar o que deve ou não ser reposto e os prazos para que isso aconteça.
Logo, com ele, você se certifica de que só anunciará os produtos que realmente estão disponíveis. Assim, evitam-se problemas com os clientes. Vale destacar, ainda, que gerenciar corretamente o estoque é a melhor forma de garantir um processo logístico efetivo.
Ambos estão diretamente ligados, o estoque está relacionado com a armazenagem e controle dos produtos comercializados, enquanto a logística está ligada ao processo de abastecimento e entrega desses itens. Sendo assim, é essencial ter uma visão geral dos dois pontos na hora de gerenciar suas vendas online.
Investir em ferramentas
As ferramentas online são grandes aliadas dos pequenos e médios empreendedores. Elas têm a função de facilitar os processos de gestão e organização das empresas, incluindo uma loja virtual e suas vendas.
Hoje, algumas dessas ferramentas ajudam não só a gerenciar seu site de vendas online, mas também outros aspectos, como o estoque, logística e até mesmo estratégias de marketing.
Sistema ERP
O sistema ERP é um exemplo dessas ferramentas de gestão que facilitam o dia a dia nas vendas online. Isso porque, ele consegue integrar diferentes áreas de um negócio, tornando a administração mais eficiente, otimizando as atividades e aumentando a produtividade.
Um sistema ERP oferece uma visão bem ampla de todo o negócio, incluindo a disponibilidade de estoque, os processos logísticos, as vendas online, o atendimento e muito mais.
Assim, você consegue maior controle de tudo o que está acontecendo em seu e-commerce, facilitando a rotina dos colaboradores e entregando ainda mais qualidade aos clientes.
Atendimento online
Para garantir a satisfação dos clientes, é essencial contar com bons canais de comunicação. Essa é uma das principais formas de se aproximar do seu público. Felizmente, hoje é possível automatizar esse processo e se certificar que seu cliente tenha as dúvidas respondidas.
CRM
O sistema CRM é uma das ferramentas mais utilizadas para melhorar o relacionamento com os clientes, além de aumentar as chances de novas vendas online. Trata-se de uma das ferramentas mais importantes e estratégicas para ajudar nas vendas.
Segundo uma pesquisa da Bain & Company, o CRM pode gerar até 95% a mais de lucros, aumentando em 5% a retenção de clientes. O CRM Omie, voltado para pequenas empresas, por exemplo, ajuda a otimizar e facilitar esse relacionamento, contribuindo para a excelência e qualidade na relação com os seus clientes.
Realizar pagamentos online
Uma das coisas que você precisa considerar na hora de abrir uma loja virtual e facilitar suas vendas online são as formas de pagamento. Aqui, é importante entender as preferências dos seus clientes e garantir a segurança de dados e informações, tanto da sua loja quanto dos seus clientes.
Existem muitas opções de ferramentas que ajudam nesse momento, por isso você deve ler e pesquisar sobre cada uma delas para identificar quais se enquadram no perfil do seu público e negócio.
Marketing digital
A melhor forma de aumentar o alcance do seu e-commerce e elevar suas vendas online é contar com ferramentas de marketing digital. Investir em anúncios, por meio de plataformas como Facebook e Google, ajudam muito a alavancar o seu negócio. No contexto de tráfego orgânico, isto é, aquele que vem naturalmente por meio de pesquisas, o ideal é produzir conteúdos estratégicos, com foco em temas relacionados ao seu serviço/produto.
O marketing digital também ajuda você a se aproximar e melhorar o relacionamento com seus clientes, afinal, ele gera relatórios que ajudam a acompanhar e entender as preferências. Assim, você consegue insights valiosos para aumentar suas vendas e, claro, a satisfação dos seus clientes.
Marketplaces
Você pode optar por abrir sua loja virtual em um único domínio ou utilizar um marketplace para realizar suas vendas online. Trata-se de uma plataforma que funciona como um shopping virtual, ou seja, vários comerciantes podem anunciar por lá. A Americanas e a Amazon são grandes exemplos desse tipo de plataforma.
Ademais, o marketplace é excelente para quem está começando. Ele favorece a visibilidade da empresa e dos produtos comercializados, contribuindo para aumentar as vendas online.
Assim, é possível contar com um integrador de marketplace. Com ele, você anuncia em diversos eixos do mercado, por meio de uma única plataforma. Desse modo, facilita-se a gestão e o processo de vendas.
Analisar resultados
Por fim, a última coisa que você deve saber sobre como administrar loja online é a importância de analisar os resultados da sua loja. Existem muitas ferramentas que facilitam essa atividade.
Nesse caso, é importante contar com uma ferramenta online que ofereça uma visão bem completa e detalhada sobre os processos, seja de vendas, financeiros, de atendimento ou estoque. Dessa forma, você entende onde e como precisa melhorar.
Com dados efetivos e reais, a gestão da sua loja online se torna mais estratégica, melhorando significativamente a qualidade das vendas.
Fonte: Parceiros da Omie